domingo, 20 de janeiro de 2013

Agenda: Terças Poéticas em Boa Vista


Estreou com sucesso na Casa do Neuber terça passada, 15 de janeiro, o evento Terças Poéticas, produzido pelo poeta Eliakin Rufino, que apresenta músicas e poemas de sua autoria, tendo como convidada fixa a poeta Amadio, de Porto Velho. Amadio lê poemas seus e de autores como Mario Quintana e Francisco Alvim. Toda semana haverá também outros convidados: na estreia foi o compositor Armando de Paula, roraimense radicado em Manaus. Nesta próxima terça, dia 22, é a vez da cantora Euterpe.

Elakin Rufino é um dos maiores nomes da cultura da Amazônia. Poeta, compositor, cantor, escritor, jornalista, professor, lançou em 2011 o CD Eliakin Diz (http://musicadonorte.blogspot.com.br/2011/12/disco-do-mes-eliakin-diz.html) e o livro Cavalo Selvagem, uma visão de conjunto sobre sua obra poética, abrangendo desde seu volume de estreia, Pássaros Ariscos, de 1984, o primeiro livro de poesia editado em Roraima. No mesmo ano, ao lado de Neuber Uchôa e Zeca Preto, lança o movimento Roraimeira, que contribui para a construção da identidade cultural do povo roraimense, com importantes repercussões nas artes plásticas, culinária, literatura, dança, fotografia e música. Tem composições gravadas por artistas como Gaby Amantos, Leila Pinheiro, Chico César, Nilson Chaves, Lucinha Bastos e Eliana Printes.

Amadio começou a escrever poemas aos 16 anos, e seu exercício da escrita passou a se intensificar aos 20, amadurecendo a partir de seu maior contato com a literatura. "Escrever pra mim foi primeiramente uma necessidade de expor sentimentos, ideias e a forma que vejo o mundo e as coisas que o compõem e que de algum jeito refletem em mim", afirma. A artista atualmente grava em Boa Vista seu primeiro CD de poemas. 

A convidada da semana, Euterpe, teve seu primeiro CD, Batida Brasileira, de 2009, destacado nacionalmente. Em 2010, apresentou o repertório do CD em turnê do projeto SESC Amazônia das Artes, com shows em estados da região Norte e também no Rio de Janeiro. No ano passado, fez participação especial em show da cantora Leila Pinheiro no Rio de Janeiro, além de cantar ao lado da amazonense Elisa Maia nos festivais Até o Tucupi (Manaus) e Tomarrock (Boa Vista). Atualmente, prepara a gravação de seu segundo disco.

SERVIÇO

Terças Poéticas
com Eliakin Rufino e convidados
Casa do Neuber (Av. Ville Roy, 8228 - São Vicente, Boa Vista)
Fone: 95-3626-9753
terças, 21h, até 26/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário